7 de junho de 2024

Secretário de Meio Ambiente estadual conhece o Observatório da Indústria.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, recebeu nesta segunda-feira, 4.3, na sede da entidade, o secretário de Meio Ambiente do estado, Eduardo Sodré, que conheceu o Observatório da Indústria, estrutura da FIEB com foco no desenvolvimento de produtos de inteligência de mercado.

O objetivo da reunião foi promover uma maior integração institucional entre a entidade e os órgãos de meio ambiente, como Sema/INEMA, bem como apresentar as ações da FIEB enquanto agente indutor de sustentabilidade da Indústria baiana.

A gerente de meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, fez uma apresentação e falou das oportunidades de atuação conjunta da FIEB com os órgãos estaduais.

O secretário estava acompanhado de Luana Ribeiro, diretora de Política e Planejamento Ambiental da SEMA, de Luís Araújo, diretor executivo da SEMA, Maria Amélia Lins, diretora geral do INEMA e de Natália Oliveira, diretora de Regulação do INEMA.

Eles também conheceram os serviços do Observatório da Indústria Baiana e como este novo serviço pode abrir novas possibilidades na gestão dos dados ambientais.

O presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, destacou que o acesso a dados socioeconômicos e a  vocação dos territórios podem contribuir de forma significativa nos processos de decisão para atração de empreendimentos  no estado.

O secretário Eduardo Sodré, reconheceu o papel da FIEB no fomento à regularização ambiental e promoção de um ambiente mais favorável aos negócios.

O gerente de Estudos Técnicos da FIEB, Ricardo Kawabe explicou que o Observatório da Indústria utiliza técnicas de mineração e ciência de dados para a construção de dashboards interativos, estudos setoriais e de tendências industriais, cenários econômicos e análises preditivas.

O superintendente da FIEB, Vladson Menezes, também esteve presente à visita.